domingo, 11 de maio de 2008

Ester

No livro de Ester é contado que os judeus seriam exterminados por ordem de Amã, filho de Amadates - o Agagita - em um dia pré-determinado, através de decreto Real, mas Ester, esposa do Rei Assuero, rainha da Pérsia, pedindo a Deus conseguiu reverter o processo. E no mesmo dia pré-determinado e também através de decreto, o povo judeu exterminou os seus inimigos, inclusive enforcando Amã na mesma forca que ele preparara para Mardoqueu, pai adotivo de Ester.

Essa história me fez pensar. O Deus do Velho Testamento ajuda e protege o povo judeu, apenas este povo, pelo menos até onde li. Ou seja, é um livro escrito pelos judeus.

Nos tempos modernos me lembra de um filme de guerra americano, em que no início escuta uma voz em segundo plano afirmando que Deus estava do lado americano, e por isso venceriam. Claro, trata-se de propaganda americana.

Voltando aos judeus, o Velho Testamento tenta mostrar um Deus violento, vingativo, tomando partido de um determinado povo. Deus, como todos os pais, não tomaria partido por um filho em especial, amaria todos da mesma maneira. O problema no Velho Testamento é que ela foi escrita por judeus que atribuiam a Deus atos humanos.

Nenhum comentário: